• EMPRESA
  • ESTOQUE
  • BLOG
  • VIDEOS
  • CONTATO
  • LOCALIZAÇÃO
(44) 99943-8988
  • HOME
  • EMPRESA
  • ESTOQUE
  • BLOG
  • VIDEOS
  • CONTATO
  • LOCALIZAÇÃO
  • HOME
  • EMPRESA
  • ESTOQUE
  • BLOG
  • VIDEOS
  • CONTATO
  • LOCALIZAÇÃO

DAF destaca sistemas de seguranças dos caminhões XF

18 de maio de 2024

Alinhada com o movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, a DAF Caminhões projeta seus veículos para oferecer um desempenho eficiente e priorizar a segurança dos condutores e demais envolvidos no tráfego rodoviário. Os caminhões DAF XF possuem um dos mais seguros sistemas embarcados que reduzem os riscos de ocorrências nas viagens.
“Durante o Maio Amarelo, temos a oportunidade de conscientizar ainda mais nossos clientes sobre os principais itens de segurança disponíveis nos nossos caminhões. Na DAF, investimos constantemente em tecnologias para oferecer funcionalidades de alta performance para garantir segurança para os motoristas e os outros usuários. Os modelos da marca apresentam um pacote de equipamentos completo para todas as situações da estrada”, explica Alekson Felício, Gerente de Engenharia de Vendas e Planejamento de Produto DAF Brasil.
Diferenciais competitivos
Os caminhões DAF XF dispõem de um conjunto de trem de força de alta tecnologia, com atributos como chicote com espuma injetada; bloco do motor em ferro fundido CGI; turbocompressor de geometria variável (VTG); sistema de regeneração dos gases de escape (EGR) e sistema de injeção PACCAR Common-rail, entre outros. O motor conta com freio motor PACCAR MX Engine Brake de 490cv (360kW) e três estágios, promovendo maior vida útil do sistema de freio primário do veículo e proporcionando menor ruído, vibração e mais segurança durante a condução.

Proteção estendida para todos
Já o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) ajuda o caminhoneiro a manter uma distância segura dos veículos à sua frente ao adequar a velocidade do caminhão a de outros usuários na via. Se o ACC identificar um condutor mais devagar à frente, ele desacelerará automaticamente, conforme a configuração de sensibilidade definida pelo motorista. Vale ressaltar que o ACC não freia o caminhão completamente e, se necessário, reduzirá a velocidade até 30 km/h. Se não for suficiente para manter a distância em relação ao veículo à frente, o motorista receberá um alerta para assumir o controle.
Sistema de frenagem de emergência
Outro equipamento indispensável para evitar acidentes é o AEBS (Sistema de Frenagem de Emergência Avançado) que detecta outros veículos na pista por conta do monitoramento realizado por um sistema de radar instalado na grade frontal dos caminhões. Caso seja identificada uma possível colisão, o AEBS emite um alerta audiovisual no painel de instrumentos, o FCW, para que o motorista reduza a velocidade do caminhão. Se isso não ocorrer, o AEBS inicia a frenagem de emergência automaticamente para evitar uma colisão com o veículo à frente.
Confiabilidade nos momentos adversos
O Sistema de Regulação Antipatinagem (ASR), também conhecido como Controle de Tração, evita que os pneus do caminhão deslizem durante o processo de aceleração e nas curvas. A tecnologia verifica a velocidade de todas as rodas trativas durante a direção de superfícies de baixa aderência. Caso o ASR detecte algo fora do comum, um aviso aparecerá no painel do motorista. Este aviso aparece caso seja identificada uma diferença de 2,5 km/h entre as rodas de tração, o que significa que uma ou mais rodas podem começar a derrapar em um, ou ambos os lados. Para corrigir essa diferença de velocidade, o sistema, junto do EBS, freia a roda que não está desempenhando corretamente e, se necessário, interrompe a aceleração do motor.
‏
Para completar, o Bloqueio dos Diferenciais, por sua vez, auxilia nas situações de baixa aderência, evitando que o caminhão perca tração ou fique atolado. Esse sistema deve ser ativado quando o veículo estiver parado e é utilizado quando as rodas do mesmo eixo se movimentam na mesma velocidade e com a mesma distribuição de força. Já o bloqueio longitudinal funciona para que os eixos trativos trabalhem na mesma condição de tração, em veículos 6×4, distribuindo igualmente a força. O sistema ajuda o motorista a controlar o veículo em condições adversas de solo, como estradas não pavimentadas que podem gerar perda de tração em um dos eixos trativos, o que pode levar o caminhão a atolar.

Tecnologias para reforçar a atenção ao volante
O Controle de Estabilidade do Veículo (VSC) ajuda o motorista a manter o controle do veículo em situações atípicas e durante as manobras críticas como curvas fechadas. O sistema utiliza vários sensores que identificam possíveis perdas de controle do caminhão. Caso haja alguma situação crítica, como uma curva, derrapagem ou ameaça de tombamento, o mecanismo diminui a potência do motor e, se necessário, ativa o sistema de freios nas rodas apropriadas para colocá-lo de volta na linha. Para evitar situações ainda mais complicadas, um aviso aparece no painel indicando que o dispositivo está ativo, e que uma manobra deve ser feita para manter o controle do veículo.
‏
Para auxiliar durante a condução em rodovias, o Sistema de Alerta de Saída de Faixa (LDWS) emite um aviso sonoro quando o caminhão ultrapassa os limites da faixa na pista, alertando o motorista em caso de desatenção. O LDWS funciona por meio de uma câmera instalada no para-brisa que rastreia a posição do veículo na pista, emitindo um alerta sonoro nos alto-falantes do lado em que o condutor ultrapassar as marcações de limite da pista e se o veículo estiver prestes a mudar de faixa sem sinalização adequada. O sistema é ativado automaticamente ao ligar a ignição e gera alertas quando o caminhão está trafegando acima de 60 km/h. Para desativá-lo, basta pressionar o botão no painel de controle quando necessário. Com sua capacidade de detectar e alertar sobre possíveis desvios de trajetória, o LDWS se mostra uma ferramenta importante para reduzir os riscos associados aos pontos cegos – áreas fora do alcance da visibilidade do motorista – durante a condução em estradas e rodovias.
Segurança na pista é prioridade para a DAF
O Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS) permite ao motorista verificar a pressão e temperatura dos pneus. Essas informações chegam até o painel de instrumentos com o objetivo de facilitar nas inspeções diárias do motorista. Com a pressão ideal definida por meio do computador de bordo, o TPMS avisa automaticamente se a pressão de um, ou mais pneus, estiver muito alta ou baixa em relação ao que foi definido como referência. A boa calibração deste item contribui para o menor desgaste e, ainda, eleva a eficiência energética dos caminhões.
Suporte no pós-venda
Além dos itens de segurança fornecidos em seus caminhões, a qualidade dos serviços e o aprimoramento constante da área de pós-venda da fabricante são pontos cruciais para oferecer o melhor suporte para o cliente DAF. Um dos serviços disponíveis que permite essa tranquilidade para o condutor é o DAF Assistance, assistência técnica emergencial 24 horas disponível para todos os caminhões DAF.
‏
Com uma central única que agiliza o atendimento ao cliente, o serviço oferece facilidade no agendamento das revisões com profissionais capacitados pelo DAF Academy e garantia de suporte e reposição de peças sem custo adicional. O DAF Assistance é um serviço oferecido gratuitamente para os veículos no período de garantia e está disponível para os pacotes DAF Multisuporte, plano de manutenção e reparo que ajuda a controlar e reduzir os custos ao motorista.
Fonte:https://blogdocaminhoneiro.com/2024/05/daf-destaca-sistemas-de-seguranca-dos-caminhoes-xf/

  • Empresa
  • Estoque
  • Contato
  • Blog
  • Videos
Avenida Antonio Volpato, 3266, Jardim Europa CEP 87111-011 | Sarandi-PR
Whatsapp:
(44) 99943-8988
Redes Sociais
A JK Caminhões utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Politicas de Privacidade e Termos de Uso. e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Política de Privacidade e Termos de Uso

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras eleifend euismod interdum. Duis eget enim a sem ultrices porta eu id lorem. Etiam maximus risus vitae sem fringilla fringilla. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Fusce eget enim nec orci aliquam laoreet. Sed bibendum nec lectus non dignissim. Maecenas mi felis, semper nec orci eu, ullamcorper commodo sem.

Proin nec justo sem. Morbi pellentesque euismod orci, sit amet fringilla lorem mattis id. Integer faucibus purus justo, eu scelerisque lorem interdum vitae. Aenean sapien est, pharetra ut mattis non, pharetra vel magna. Fusce ultricies leo in efficitur faucibus. Curabitur quam enim, scelerisque ut tortor et, lobortis euismod velit. Sed ut urna non ante fringilla feugiat. Integer id laoreet ipsum, nec venenatis dolor. Morbi tristique, leo sed interdum pretium, libero felis ullamcorper urna, lobortis placerat nulla neque et augue.

Donec tempor eros ac vulputate venenatis. Ut sed pulvinar purus, a laoreet ex. Morbi quis ullamcorper leo. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Vivamus eget nisi urna. Nunc pulvinar fringilla libero. Quisque mollis massa vel enim volutpat hendrerit.

Sed at enim posuere, sagittis elit nec, maximus erat. Morbi elementum, urna in vehicula commodo, purus ex molestie enim, sed semper leo erat ut ligula. In sed massa lectus. Suspendisse laoreet nibh sed sapien mollis, at faucibus neque ornare. Mauris nec est non velit bibendum suscipit. Nam vel viverra nibh. Aenean sed ex vel orci tempor cursus. Sed bibendum congue libero, ut dictum arcu egestas a. Mauris dolor dolor, dapibus id arcu faucibus, ultrices elementum sapien. In euismod eget orci vitae viverra.

Duis ac porttitor lacus, egestas convallis felis. Curabitur hendrerit semper mauris vel congue. Donec justo leo, ultrices ac fermentum id, molestie in arcu. Vestibulum ultrices augue in enim pulvinar maximus. Morbi maximus porta tellus, vitae pulvinar massa fermentum porttitor. Nam efficitur dui eget elementum mattis. Nulla posuere justo vel ex molestie pellentesque. Integer nisl sapien, molestie sit amet commodo porta, luctus sed est. Phasellus volutpat auctor massa et feugiat.

Mauris vehicula eu tortor quis tempus. Fusce auctor malesuada venenatis. Vivamus rutrum, erat quis luctus imperdiet, nunc augue elementum turpis, a vulputate sem purus eu enim. Curabitur sit amet ex fringilla, posuere orci scelerisque, eleifend lorem. Integer at hendrerit elit, at porttitor enim. Nullam sit amet nibh nec ex feugiat sodales. Aenean tincidunt sit amet mauris et malesuada. Nullam risus mi, eleifend at nibh porttitor, fermentum porttitor quam. Nullam ut eleifend lorem. Praesent ultrices cursus turpis in semper. Aliquam mollis nisi in risus pulvinar iaculis. Donec et elit sit amet odio tincidunt sagittis nec id nisi.

Nullam ullamcorper enim tellus, quis iaculis sem convallis sit amet. Integer auctor odio semper, commodo risus id, tincidunt mauris. Morbi sagittis orci justo, sed dignissim magna aliquam sit amet. Nulla efficitur, nibh ac ultrices elementum, est orci iaculis ipsum, quis aliquam enim urna ac lorem. Donec consequat eros a tellus venenatis fringilla. Suspendisse massa purus, laoreet nec consequat id, dignissim a risus. Aliquam erat volutpat. Nam sed lobortis diam, a convallis felis. Mauris dui arcu, maximus sit amet malesuada at, rutrum a augue. Suspendisse convallis et mauris eget facilisis. Morbi tincidunt ligula id ullamcorper viverra.

Nunc libero lacus, sodales sit amet nisl sit amet, venenatis aliquet nunc. Vivamus eu turpis in ante egestas blandit. Aliquam in purus lectus. Nullam vehicula mauris nisl, et placerat dolor commodo vitae. Etiam faucibus ante sed elementum vehicula. Donec et justo quis purus vehicula malesuada. Vestibulum ipsum lorem, lacinia non dui nec, vestibulum rhoncus quam.

Nullam nibh ex, mattis at leo id, porta bibendum ligula. Maecenas id varius est. Vivamus at volutpat sem, non mollis arcu. Donec in ipsum rutrum, scelerisque dolor ut, vulputate ante. Phasellus quis ipsum vel diam vehicula ultricies. Donec nec ante vitae nibh maximus lobortis. Sed leo nisi, pellentesque eget enim quis, fermentum suscipit sem. Mauris pretium luctus ante ultrices malesuada. Aliquam at libero finibus, pellentesque dolor quis, vulputate nisi. Nullam quis mi arcu. Sed et ex sit amet sem dapibus efficitur sit amet iaculis lacus. Nullam porttitor consectetur metus in mollis. Etiam placerat condimentum enim, eget porttitor neque malesuada sed. Donec nec convallis urna. Vestibulum eu dictum turpis.

Ut purus neque, viverra vitae ligula eget, porttitor consectetur magna. Nullam et turpis id nisi efficitur lobortis in id nibh. Fusce at dui a velit luctus dapibus. Nulla hendrerit sed turpis eget venenatis. Etiam egestas justo ac lacus varius, et mattis libero consectetur. Vestibulum scelerisque porttitor sem ut lacinia. Sed eleifend, felis ut sodales suscipit, ligula velit malesuada lorem, et condimentum nunc arcu id arcu. Aliquam in turpis venenatis, rutrum ante molestie, cursus lacus. Curabitur felis leo, pharetra posuere lacus id, malesuada egestas leo. Sed luctus tristique magna, at ullamcorper nisi luctus a. Aenean vel molestie tortor. Aenean quis mollis nisl. Duis ornare augue ac scelerisque lobortis. Integer vel viverra sem, in laoreet magna.

Morbi rutrum feugiat nisi id cursus. Nullam tincidunt neque sed posuere hendrerit. Maecenas luctus dolor sit amet libero consectetur, a mattis velit tempor. Donec blandit dapibus ornare. Nam nec dolor nec nisi pulvinar suscipit quis nec mauris. Donec mollis felis sit amet nibh mattis, sed iaculis ante suscipit. Donec sagittis tempus arcu aliquet condimentum.

Donec quis nunc et metus finibus accumsan. Sed orci augue, euismod sed blandit condimentum, auctor volutpat libero. Vivamus faucibus urna eget augue tempor laoreet. Vestibulum congue erat vitae massa mollis, interdum feugiat massa consequat. Etiam aliquam vel sapien non iaculis. Aliquam eget scelerisque ipsum. Curabitur congue libero eu dolor mattis, at fermentum risus posuere. Nunc nec lobortis purus. Vivamus lorem sapien, fermentum ac tincidunt vel, mattis at libero. Integer rutrum elit nisi, quis volutpat dolor posuere ac. Pellentesque sapien mauris, lobortis ac risus eget, suscipit ultrices dui.